Pular para o conteúdo

Saiba o que é autoestima e como elevar a sua

Saiba o que é autoestima e como elevar a sua

 

O que é autoestima?

Vamos fazer a seguinte correlação, se Estima – É sentimento de carinho, de apreço, afeição, afeto, admiração e respeito por algo ou alguém. Logo, Autoestima é o sentimento de estima a si mesmo, que pode ser consciente ou inconsciente.

De forma geral e de maneira bem simplificada, podemos dizer que esta autoavaliação que fazemos de forma subjetiva sobre determinados aspectos que a pessoa julga importante, pode apresentar em teoria resultados + positivos ou – negativos. Se o resultado desta autoavaliação for negativo, “temos baixa autoestima”, se o resultado for positivo “temos boa autoestima”.

O problema é que na prática as coisas não funcionam bem assim, autoestima não é um processo binário e nem sempre manifesta “sintomas” muito evidentes. Esse valor que damos a nós mesmos, é baseado em diversos aspectos pessoais e subjetivos. Uma pessoa pode ter a percepção de que é inferior aos seus colegas em função da sua aparência física, de uma condição financeira mais modesta, devido ao fato de ocupar um cargo sem muito prestigio na empresa ou por se julgar menos inteligente e capaz. Essa “listas de motivos” podem seguir os mais diferentes critério e logicas pessoais, gerando muitas vezes a incompreensão da própria pessoa diante deste sentimento de menos valia e das pessoas que convivem como ela.

A falta de conhecimento sobre o tema por parte de muitas pessoas, contribuí para reforçar a ideia de um estereótipo, que supostamente descreve uma pessoas com baixa autoestima, como sendo tímida,  atrapalhada, que não fala com ninguém  entre outras ideias clichê. Contudo, isso é apenas um estereótipo.

Conforme já explicado, essas percepções que a pessoa tem sobre determinados aspectos que ela julga importante, consideram as suas experiências pessoais, crenças, valores,  comportamentos, imagem corporal, status social,  entre outros. O fato que não se pode negar, é que quando temos uma boa autoestima, nos sentimos bem com nós mesmos e nos acreditamos e quando temos uma baixa autoestima, nos sentimos mal com nós mesmos e não confiamos em nós mesmos.

A autoestima é importante para nossa saúde mental e física. Quando temos uma boa autoestima, somos mais propensos a:

  • Ser felizes e satisfeitos com nossas vidas;
  • Ter relacionamentos mais saudáveis;
  • Alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais;
  • Lidar melhor com o estresse e os desafios da vida;
  • Cuidar melhor da nossa saúde física e mental;
  • Identificar nossos pontos fortes e fracos;
  • Focar em nossos pontos fortes;
  • Definir metas realistas;
  • Celebrar nossas conquistas;
  • Pedir ajuda quando precisamos;

É fato que a autoestima está intimamente ligada ao nosso bem-estar físico e mental. Ter uma baixa autoestima pode interferir no funcionamento do indivíduo em aspectos da sua vida pessoal, profissional e social. Afetando por exemplo, na capacidade que a pessoa tem para trabalhar, realizar atividades escolares, se relacionar com amigos, família e amorosamente.

Alguns sinais de alerta que podem indicar que sua autoestima está baixa:

  • Medo de rejeição;
  • Falta de confiança em si;
  • Sensação de incapacidade;
  • Dificuldade para lidar com críticas;
  • Se compara sempre com as outras pessoas;
  • Dificuldade para reconhecer suas vitorias e conquistas;
  • Timidez em excesso;
  • Busca excessiva por aprovação, elogios e reconhecimento;

Se você está observando esses sinais , pense na possibilidade de procurar ajuda profissional. Um psicólogo clinico pode ajudá-lo a entender as causas da sua baixa autoestima e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis. Com ajuda, você pode aprender a lidar com suas emoções e viver uma vida plena e feliz.

Se preferir, agende aqui sua sessão online com um psicólogo clínico da VivaPsi.

Os 6 pilares da autoestima.

Para nos ajudar a entender melhor o conceito de autoestima,  o psicólogo americano Nathaniel Branden que trabalhava com a psicologia da autoestima, definiu os 6 pilares da autoestima.

  1. Atitude de viver conscientemente – Está ligado a sair do automatismo que muitas vezes nos colocamos e ter consciência de si e de nossas ações. Nossa sugestão é para que você exercite sua habilidade de atenção plena, para mais dicas acesse nossas práticas guiadas.
  1. Atitude da autoaceitação – Aceite aquilo que você não tem como mudar e foque em evoluir, assim paramos de reclamar e nos libertamos;
  2. Atitude da autoresponsabilidade – Assuma a responsabilidade, entenda que você não é o que te aconteceu, você é o que escolheu fazer com tudo isso. Lembre-se, você tem o poder da escolha. Ficar preso(a) na ideia de responsabilizar A, B ou C, não te permite evoluir. Mesmo que o passado deixe marcas, seja grato pelas coisas boas e as lições aprendidas nas coisas ruins. No aplicativo da VivaPsi existem práticas guiadas que falam sobre momentos de paz , você aqui agora, entre outras.
  3. Atitude da autoafirmação – Procure ser fiel aquilo que você acredita, respeitando seus valores.  E não estamos falando de tentar impor a nossa  verdade, mas de viver em paz e alinhado com a nossa essência, sem agredir ou sacrificar nossos valores.
  4. Atitude da intencionalidade – Alinhe suas intenções ao seu proposito de vida, tenha clareza e ciência da intenção em suas ações e seu propósito.
  5. Atitude da integridade pessoal – Viva de acordo com aquilo que você fala, mantenha-se congruente, procure fazer com que sua palavra tenha valor, cumprindo e honrando suas promessas e compromissos, por menor e mais simples que sejam.

Cuidar da sua autoestima trará inúmeros benefícios, inclusive para sua autoconfiança e segurança para se relacionar com as outras pessoas. Lembre-se, você é único e especial. Você tem muito a oferecer ao mundo. Ame-se e valorize-se!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *