Quais os critérios para ser um psicólogo(a)
Formação
Para ser psicólogo é preciso realizar um curso superior em Psicologia, que tem duração média de 5 anos e exige formação teórica e prática para obtenção do diploma. O curso também deve estar devidamente autorizado e homologado junto ao Ministério da Educação. Por se tratar de uma profissão regulamentada pela lei 4119/62 o curso deve atender a vários critérios.
A ementa do curso de psicologia pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas é composta por forte carga teórica das disciplinas obrigatórias, mas também pode conter disciplinas optativas que permitem aos alunos se especializarem em áreas específicas da psicologia. Ao final do curso, os alunos devem apresentar uma monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC) que deve ser avaliado por um banca examinadora. Geral mente as formação incluem disciplinas como:
- Psicologia Geral
- Psicologia do Desenvolvimento
- Psicologia Clínica
- Psicologia da Saúde
- Psicologia do Trabalho
- Psicologia da Aprendizagem
- Psicologia da Personalidade
- Psicologia Experimental
- Psicologia Social
- Psicologia da Educação
- Psicologia Jurídica
- Psicopatologia, entre outras.
O que é Psicologia
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, incluindo os pensamentos, emoções, memória, percepção, aprendizagem e motivação. A psicologia é uma ciência interdisciplinar que se relaciona com outras disciplinas como a biologia, a sociologia, a filosofia e a antropologia.
Ela é importante por nos ajuda a entender melhor questões relacionadas a nós mesmos e aos outros. Sendo um importante e valioso recurso que auxilia as pessoas a resolver problemas, tomar decisões e melhorar as relações pessoais e profissionais. A psicologia também pode ser usada para ajudar pessoas que estão enfrentando problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtorno bipolar.
Como toda ciência, está em constante evolução e expansão, buscando sempre novos conhecimentos e descobertas cientificas que permitam aos psicólogos, formas validadas cientificamente de aplicar as técnicas já existentes, assim como, desenvolver novas técnicas, testes psicológicos e tratamentos para possam ajudar as pessoas. Sempre guiado pelo conhecimento técnico científico, que permitirá criar ações de promoção e manutenção da saúde, com validade e rigor científico, cabendo ao profissional da psicologia uma postura de cuidado da profissão, atuação ética, usando sempre como norteador de suas ações todo estofo teórico e instrumentos disponíveis e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia no exercício da profissão.
Principais habilidades de um psicólogo clinico
Os psicólogos precisam ter uma série de habilidades para serem bem-sucedidos em sua profissão, dentre as principais habilidades podemos citar:
Capacidade Ouvir: Os psicólogos precisam ser capazes de realizar uma escuta ativa, acolhedora, não punitiva e livre julgamentos. Sendo capazes de entender os sentimentos e pensamentos dos seus pacientes, fornecendo suporte e a atenção que eles precisam.
Comunicação: Se comunicar de forma eficaz com seus pacientes, para explicar por exemplos conceitos complexos de forma clara e simplificada e ainda conseguir responder às perguntas dos pacientes de forma honesta, congruente e direta.
Compaixão: Os psicólogos devem ser empáticos e compassivos diante das questões e sofrimentos trazidos por seus pacientes, compreender as dificuldades e desafios por eles enfrentados, assim como, respeitar as etapas de evolutivas do paciente, sempre lhes oferecer apoio e orientação.
Resiliência: É importante exercitar sua resiliência para manejar o estresse e a pressão do trabalho, pois é esperado que alguns pacientes tragam em algumas sessões, temas, emoções e situações mais difíceis e complexas, devemos nos manter calmos sob pressão.
Autoconhecimento: Para poder ajudar alguém é fundamental que o psicólogo tenha um considerável grau de autoconhecimento. Consiga identificar e usar seus pontos fontes para ajudar os pacientes, assim como, identificar e gerenciar seus pontos fracos de forma eficaz para não prejudicar o processo terapeuta.
Inteligência emocional: Podemos tratar como um conjunto ou conglomerado de habilidades, que se convertem em uma habilidade de compreender seus pensamentos e sentimentos, gerenciando suas emoções de uma forma mais assertiva e eficaz, mas também ser ser capaz de fazer o mesmo com os sentimentos e emoções os outros.
Se você está interessado(a) em aprender mais sobre psicologia, existem muitas fontes disponíveis, como livros, artigos, sites e cursos presenciais e online. Você também pode conversar com um psicólogo sobre suas dúvidas ou preocupações.