Ansiedade: o que é, principais sintomas e como controlar
O que é ansiedade?
A ansiedade é uma emoção humana normal orientada ao futuro que todos experimentam em algum momento. Inclusive ela é esperada em algumas situações, pois nos ajuda a lidar com muitas situações cotidianas, por exemplo. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva ou interfere na vida cotidiana, pode se tornar uma doença ou transtorno, que causa prejuízos físicos e mentais.
A ansiedade é uma resposta do corpo a um perigo real ou uma possível ameaça percebida por nós. Pela ansiedade ser orientada ao futuro, quando estamos ansiosos, nosso corpo se prepara para lutar ou fugir do perigo ou ameaça que uma determinada situação pode representar .
Quais os sintomas da ansiedade?
É importante destacar que os sintomas da ansiedade são percebidos de forma diferente por cada pessoa, podendo variar entre os sintomas propriamente dito, como também em sua intensidade e frequência diante do estimulo que causa a ansiedade. Sendo uma mito dizer “que toda ansiedade é igual”, não existe como muitas pessoas acreditam, uma configuração padrão que englobe e caracterize exatamente a ansiedade de todas as pessoas. Afinal somos diferentes, logo nossa ansiedade também se manifesta e nos impacta de forma diferente.
Conforme visto anteriormente, quando nosso corpo se prepara para lutar ou fugir do perigo ou ameaça que uma determinada situação representa, por exemplo, Isso pode causar uma série de sintomas físicos, como:
- Batimento cardíaco acelerado;
- Sudorese (Produção de suor pelo corpo);
- Tremores;
- Respiração ofegante;
- Sensação de aperto no peito;
- Náusea;
- Diarreia;
- Dificuldade para se concentrar;
- Dificuldade para dormir;
- Irritabilidade;
- Cansaço;
- Afastamento social;
- Entre outros
Se você está experimentando esses sintomas de maneira intensa e desproporcional ao estimulo que causa a ansiedade, é importante procurar ajuda profissional para o correto diagnostico e tratamento. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender a causa da sua ansiedade, o contexto com que ela aparece, quais associações estão sendo estabelecidas por você, padrões de comportamentos ruins, e o mais importante, te ajudar a identificar e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Se preferir, agende aqui sua sessão online com um psicólogo clínico da VivaPsi.
Quais os sintomas mais comuns da ansiedade?
Agora que você já aprendeu no tópico anterior, que cada pessoa vivencia os sintomas da ansiedade de forma diferente, podendo variar de acordo com o aparecimento ou não de determinados sintomas, sua intensidade e frequência com esses sintomas são percebidos. por cada individuo, Podemos completar que os sintomas também podem variar devido a gravidade do transtorno, a presença de outros transtornos e tantos outros fatores.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Ansiedade ou nervosismo;
- Sensação de inquietação ou apreensão;
- Dificuldade de concentração;
- Dificuldade de dormir;
- Tensão muscular;
- Fadiga;
- Dores de cabeça;
- Distúrbios digestivos;
- Sudorese;
- Tremores;
- Palpitações cardíacas;
- Falta de ar;
- Sensação de aperto no peito;
- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- Micção frequente;
- Alterações na libido;
- Agitação;
- Irritabilidade;
- Isolamento social;
Como controlar a ansiedade?
Antes de mais nada, tenha em mente que não existem soluções magicas, instantâneas, que possam ser praticas de forma pontual ou isolada, que sejam capazes de “eliminar a ansiedade” de nossos vidas. Lembre-se, a ansiedade é uma emoção humana normal, que nos ajuda em diversas situações cotidiana. Ela inclusive teve um importante papel em nossa evolução como espécie. Dito isso, existem uma série de atividades e hábitos que você pode fazer para controlar a ansiedade por conta própria, alguns exemplos são:
- Fazer exercícios regularmente;
- Ter uma dieta saudável;
- Dormir o suficiente (Acesse o nosso aplicativo e consulte nossas práticas guiadas lá tem os 10 aspectos importantes para dormir melhor.);
- Evitar bebidas estimulantes como café e alguns tipos de chá;
- Evite consumir álcool;
- Aprenda técnicas de relaxamento, como a respiração profunda ou a meditação (Acesse o nosso aplicativo e consulte nossas técnicas de relaxamento e respiração.);
- Estabelecer e reconhecer seus limites, quando necessário saiba
- dizer não;
- Aprenda a dizer não
- Não tenha vergonha de pedir ajuda quando precisar;
A ansiedade é um transtorno mental infelizmente muito comum, mas é tratável quando diagnosticada e acompanhada corretamente. O seu tratamento da ansiedade pode envolver uma combinação de medicamentos e terapia. Com ajuda, você pode aprender a gerenciar sua ansiedade e viver uma vida plena e feliz.