Respiração: o “remédio” natural para o bem-estar
Quando estiver se sentindo ansioso(a) ou estressado(a). percebendo seus pensamentos um pouco mais acelerados, precisando urgente de uma forma de acalmar sua mente e seu corpo para não perder o controle. Que tal incluir na lista de seus hábitos saudáveis técnicas de respiração?
Pode parecer bobagem para muitas pessoas, mas acredite, nem todo mundo sabe respirar de forma adequada e eficiente. Você pode estar se perguntando, como assim não sabemos respirar corretamente?
Calma, eu vou te explicar.
De uma forma mais didática e simplificada, a respiração seria o processo básico e automático do nosso corpo, que permite entre outras coisas, a troca gasosa que ocorre entre o nosso corpo e o ambiente. Em tese quando inspiramos puxamos oxigênio e quando expiramos eliminamos gás carbônico do corpo. Contudo, a respiração também tem um papel importante no fortalecimento dos nossos músculos, na manutenção saudável do nosso cérebro e em vários outros processo do nosso corpo.
O que muitas vezes não tomamos ciência, mesmo vivenciando isso o tempo todo, é na intrínseca relação entre a respiração e as nossas emoções. Você percebeu que quando estamos felizes, nossa respiração tende a ser mais livre e ampla, apresentado mais movimentos diafragmáticos, e quando estamos mais tensos, aflitos ou ansiosos, nossa respiração tende a se tornar mais curta, com mais movimentos de ombros e costelas?
Se o ato de respirar é processo involuntário e automático o corpo deve saber o que faz, estando sempre certo, não é verdade? A resposta infelizmente é não. Mesmo realizando coisas incríveis nosso corpo pode interpretar alguns sinais comuns do ambiente como potencialmente perigos e disparar vários “alarmes” para preparar o nosso corpo para reagir a esse possível perigo. É exatamente isso que acontece em muitas crises de ansiedade ou pânico.
Já reparou que pedir calma para uma pessoa em crise de ansiedade ou pânico geralmente não funciona, pelo contrario, muitas vezes os sintomas pioram diante da nossa impossibilidade de controlar essas reação involuntárias. E não devemos tentar controladas, até porque isso seria inútil, como dito anteriormente essas são reações involuntários e não estão muito “preocupadas” como que queremos, elas reagem seguindo sua “programação”.
Existem vários recursos terapêuticos disponíveis, as técnicas de respiração por exemplo, são um excelente recurso complementar terapêutico e uma ótima forma de melhorar seu bem-estar físico e mental. Elas são eficazes para o manejo e alivio dos sintomas do estresse e a ansiedade.
Benefícios a saúde
Quando você realizamos uma respiração mais lenta e profunda, isso obviamente reduz o seu ritmo respiratório, deste modo seu corpo envia uma mensagem ao seu cérebro de que está tudo bem, que ele pode “desligar” aqueles “alarmes” que mencionamos anteriormente. As técnicas de respiração ajudam a acalmar o sistema nervoso, e a reduzir os níveis de hormônios do estresse. Mesmo sendo algo muito simples, é capaz de proporcionar uma série de benefícios, incluindo:
- Redução dos sintomas do estresse e da ansiedade;
- Melhora da concentração e do foco;
- Aumento da energia e disposição;
- Melhora a qualidade do sono;
- Ajuda na redução da dor;
- Melhora sua saúde cardiovascular;
- Ajuda a melhora o sistema imunológico;
- Melhora do humor, etc…
Vantagens destas técnicas
Além dos vários beneficio a saúde listados acima, podemos inicialmente apontar 5 vantagens incríveis que muitas vezes passam desperecidas, que tornam essas técnicas um importante recurso complementar no alivio dos sintomas da ansiedade e estresse. Contribuído e muito para melhora da sua saúde física e mental.
- Respirar é de graça;
- Trata-se de uma técnica bastante simples;
- Não requer equipamentos ou infraestrutura para sua prática;
- Pode ser realizada em diferentes lugares e contextos;
- Muitas técnicas de respiração podem ser realizadas em lugares públicos, sem que as outras pessoas saibam ou percebam que você está realizando;
Quando e como praticar
Se você está se sentindo estressado(a), ansioso(a), tenso(a) ou com dores, tente praticar técnicas de respiração para te ajudar a melhorar o seu humor e a sua qualidade de vida. Conforme explicado anteriormente, as técnicas de respiração tratam-se de importantes, eficazes e acessíveis recurso para promoção do relaxamento e o bem-estar.
Sua prática pode ser realizada a qualquer hora e em qualquer lugar, contudo, aqui vão algumas dicas que podem turbinar seus resultados:
- Encontre um lugar tranquilo e confortável para sentar ou deitar;
- Feche os olhos e concentre-se na sua respiração.;
- Escolha a técnica que melhor se adapta a você e ao seu corpo;
- Procure sempre permitir que o seu diafragma se expanda para baixo e para fora;
- Inspire sempre que possível pelo nariz e expire pela boca;
- Repita a técnicas em vários momentos do seu dia por pelo menos 2 minutos;
- Use um alarme para de deixar focado na prática sem se preocupar com o tempo;
- Inicialmente você não deve se preocupar se está fazendo corretamente a técnica, o domínio da técnica vem com tempo e prática, procure sempre fazer o seu melhor;
- Se você tiver dificuldade de ficar sozinho(a) com seus pensamentos e de se concentrar na sua respiração, você pode tentar escolher sons relaxantes que te ajudem a criar um clima agradável e confortável para seu estilo.
Muitas pessoas desistem de utilizar as técnicas de respiração, porque imaginam que elas devem se tornar uma “pessoa ZEN”, “paz e amor”, espiritualizada ou um “ser de luz”. O objetivo da técnicas não é esse, o objetivo é te ajudar a ter mais ciencia do momento presente. Relaxar pode acontecer ou não.
É importante ter em mente que existe um exercício que agrade a todas as pessoas, existe a possibilidade de você não gostar de um tipo de exercício, ou não perceber melhora após uma prática. E está tudo bem se sentir assim.
Procure ter uma atitude curiosa e gentil, durantes as atividades, teste outros exercícios para encontrar o que mais te agrade.
Lembre-se, não existe nenhum exercício magico ou instantâneo, o autoconhecimento dá trabalho, requer autorresponsabilidade, comprometimento e leva tempo. Evite acreditar em promessas milagrosas, soluções magicas e instantâneas, elas além de não funcionarem podem piorar e muito seu sofrimento.
Se você perceber que está mais difícil e sofrido lidar com determinadas situações da sua vida, pense na possibilidade de procurar ajuda profissional. Um psicólogo clinico pode ajudá-lo a entender as causas da sua dificuldade e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis. Com ajuda, você pode aprender a lidar com suas emoções e viver uma vida plena e feliz.
Se preferir, agende aqui sua sessão online com um psicólogo clínico da VivaPsi.
